❯ Dieta Vegana | Emagreça com um Estilo de Vida Saudável e Natural! 🥗

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A Dieta Vegana não é apenas uma forma de alimentação saudável, é também um estilo de vida que engloba o ideal veganismo, o seu não uso de produtos que sejam derivados de animais, ou que tenham provocado o sofrimento e morte desses seres.

 

Assim, além de abandonar completamente o consumo de carne, leite, ovos, mel, e todos os derivados de produtos animais é preciso também não se vestir com fibras animais (lã, couro, seda) e não usar produtos que foram testados em animais.

 

Uma alimentação vegana diminui os riscos de problemas degenerativos e cardiovasculares. Além disso, a ausência de gordura animal no metabolismo ajuda a prevenir e erradicar a doença arterial coronariana e também é capaz de reduzir os níveis de glicose, favorecendo os portadores de diabetes tipo 2.

 

Também é de conhecimento que indivíduos que não consomem carne, possuem níveis baixos de colesterol e também uma pressão sanguínea menor, além de terem menos tendência de desenvolver câncer de colo do útero e de próstata.

 

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Como Funciona a Dieta Vegana?

 

A Dieta Vegana elimina carnes (seja a vermelha, de frango ou peixe) leite, ovos, mel e qualquer alimento que venha do reino animal. Aqui a alimentação irá englobar toda a variedade de vegetais, grãos, raízes, hortaliças, frutas, leguminosas, tofu, quinoa, leite/queijo/margarina vegetal, soja, etc.

 

A dieta vegana para emagrecer é rica em alimentos energéticos e nutritivos. Pode-se perceber que alimentos tipicamente fabricados com leite podem ser substituídos quase que totalmente na alimentação vegana, sem perder os nutrientes e o sabor.

 

Cardápio para Dieta Vegana!

 

É recomendado que a mudança da alimentação normal para a vegana seja feita gradualmente, já que a mudança na fonte de proteínas, vitaminas e minerais será exclusivamente através de vegetais. Permitindo que o organismo se adapte e não acabe sofrendo com a mudança repentina.

 

Comece diminuindo os alimentos animais e vá acrescentando os grãos, leguminosas, verduras, frutas, entre outros ingredientes ao seu cardápio.

 

Veja abaixo algumas dicas de cardápio para café, almoço e jantar dentro dos moldes veganos:

 

 Café da Manhã:

 

• 1 banana amassada com 1 colher sobremesa de pasta de castanha de caju, ou de amendoim (sem adoçar) + 1 colher de café de canela + 1 torrada integral com 1 colher de sopa de abacate amassado com sal e limão.

• 3 bolachas pequenas de arroz integral + 1 colher de tahine + 1 banana média congelada + 1 colher sobremesa de cacau em pó.

 

► Almoço:

 

 Salada de folhas mistas + 1 cenoura ralada + 2 colheres de sopa de palmito picado, temperada com limão e azeite de oliva. 2 colheres de sopa de purê de mandioquinha + 2 colheres de sopa de beterraba refogada polvilhada com salsinha picada.

• Salada de folhas com nozes tostadas (alface roxa, couve, tomates-cereja) temperada com azeite de oliva + vinagre de maçã e sal. 2 colheres de arroz integral + 4 colheres de sopa de lentilha + 3 colheres de sopa de cogumelos refogados + 3 rodelas de abobrinha grelhada.

 

► Jantar:

 

• 1 tigela média de sopa de lentilha + 1 prato pequeno de berinjela e abobrinha grelhada (em rodelas) temperada com azeite, sal e orégano ou tomilho.

• Salada de folhas coloridas (rúcula, radiccio, alface) + cenoura ralada (2 colheres de sopa) + 2 colheres de sopa de grão de bico cozido. Tempero: azeite, sal e ervas.

 

🔎 Veja também: Dieta do Limão!

 


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Dicas para a Dieta Vegana!

 

Proteínas, vitamina B12, ferro, zinco e ômega 3 são alguns dos nutrientes que requerem mais atenção e cuidado, já que estão presentes em abundância nos alimentos de origem animal e, nos de origem vegetal, nem tanto.

Consuma muitos alimentos integrais, que dão a sensação de saciedade por mais tempo.

 

Além disso, acostume-se a consumir muita vitamina C (presente nas frutas cítricas, como a laranja), pois ela ajuda o corpo a absorver melhor o ferro dos vegetais. É importante citar que o perigo de passar a consumir um índice maior de alimentos industrializados (e nada saudáveis) aumenta quando escolhe-se ser vegano.

Existe uma infinidade de opções para que veganos tenham uma alimentação equilibrada e deliciosa. É sempre valido abusar de condimentos, como: pimentas, curry, alho, cebola, salsa, molhos, orégano, cebolinha, gengibre, hortelã, manjericão, canela, cravo-da-índia, cominho, entre outros.

 

Motivos para Adotar uma Dieta Vegana!

 

Além das questões éticas, existem alguns outros motivos que levam as pessoas a adotarem uma dieta vegana para emagrecer.

 

Inclui-se na lista a preservação do meio ambiente (a pecuária é uma das principais devastadoras do meio ambiente), da água (gasta-se menos água para produzir grãos do que para criar animais para o abate), o combate à fome mundial (alimentar-se dos grãos e água destinados à pecuária), a luta por um futuro melhor e o interesse por uma vida mais saudável.

 

De fato, a carne (seja de boi, frango ou peixe) possui muitos produtos químicos que são extremamente prejudiciais à saúde, como hormônios, antibióticos, anabolizantes, além da alimentação transgênica que os animais são submetidos, apenas para gerarem mais lucro aos pecuaristas. Todos esses aditivos acabam voltando para o consumidor de carne, leite e ovos, podendo gerar puberdade precoce, câncer, doenças do coração, obesidade, diabetes e hipertensão.

 

Assim, o veganismo não é uma forma de emagrecimento, mas um estilo de vida que é levado a sério por milhares de pessoas no mundo que defendem os direitos dos animais não serem usados e maltratados pelos humanos de nenhuma forma.

 


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