❯ Dieta Sem Glúten | Perca Muito Peso Substituindo o Glúten! 🍞

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A Dieta Sem Glúten é necessária principalmente para quem tem intolerância ao glúten e não consegue digerir essa proteína, ficando com diarreias, dor e inchaço abdominal quando come essa proteína, como é o caso de quem tem doença Celíaca ou sensibilidade ao glúten.

 

A dieta sem glúten, algumas vezes, é utilizada para emagrecer porque são eliminados da alimentação todos os ingredientes que são feitos com farinha de trigo, cevada ou centeio como bolos, bolachas, biscoitos ou pão, por exemplo, por possuírem glúten, e assim diminui o valor calórico ingerido, facilitando a perda de peso numa dieta de emagrecimento.

Mas no caso de um doente celíaco a eliminação do glúten envolve a leitura detalhada de todos os rótulos de alimentos e até componentes de remédios ou batons. Porque a ingestão, mesmo que pequena de vestígios de glúten nesses produtos pode desencadear um processo infamatório grave. Nestes casos, a farinha de sorgo, que é naturalmente sem glúten e bastante nutritiva, pode ser uma alternativa.

 

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Como Fazer a Dieta Sem Glúten?

 

Na dieta sem glúten é necessário substituir os alimentos que contenham o glúten por produtos sem essa substância.

O nutriente está muito presente no trigo, dessa forma, é preciso substituí-lo por outras opções, entre elas:

 

 Arroz e seus Derivados (Farinha de arroz);

● Milho e seus Derivados (Farinha de milho, fubá e amido de milho);

● Batata (Fécula de batata);

● Mandioca (Farinha de mandioca, polvilho azedo, polvilho doce).

 

 Porém, é importante esclarecer que o glúten isoladamente não é responsável pelo aumento de peso, e sim o consumo excessivo de alimentos que o contenham, como é o caso de pães, biscoitos, pizzas e bolos. Sendo assim, pessoas que emagrecem retirando o glúten da alimentação podem estar emagrecendo não pela exclusão dessa proteína, e sim, porque o consumo de calorias está menor.

 

Lista de Alimentos Sem Glúten!

 

Os alimentos sem glúten e que podem ser consumidos na dieta sem glúten são:

 

● Frutas;

● Legumes e verduras;

● Carnes e peixes;

● Farinha de arroz, mandioca, amêndoa, milho, feijão, ervilha, soja, inhame;

● Arroz, milho, amaranto, araruta, trigo sarraceno, quinoa;

● Amido de milho (popular maisena);

● Tapioca;

● Fécula de batata;

● Polenta;

● Sal, açúcar, chocolate em pó, cacau;

● Gelatina;

● Óleos, azeite, manteigas e margarinas.

 


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Lista de Alimentos que Contém Glúten!

 

Veja os alimentos que contém glúten e devem ser evitados na dieta sem glúten:

 

 Cereais e Farinhas: Trigo, aveia (em flocos ou em farinha), centeio, cevada, malte e todos seus derivados, que incluem pões, torradas, bolos, massas (macarrão, pizza, lasanha) e biscoitos

● Bebidas: Cerveja, whisky, vodka e gin, além de bebidas com malte (como o ovomaltine)

● Leite e Derivados: Achocolatados com malte, queijos fundidos ou que contenham cereais

● Proteínas Animais: Carnes à milanesa, patês enlatados e embutidos, como salame, salaminho e algumas salsichas

● Grãos: Proteína vegetal hidrolisada e extratos proteicos vegetais

● Condimentos: Maionese, ketchup, mostarda e temperos industrializados podem conter o glúten

● Doces e Alimentos Industrializados: Sempre verifique a embalagem, para ver se não contém alguma farinha com glúten

 

 Existem também outros alimentos sem glúten que podem ser comprados facilmente em lojas de produtos naturais como pão e macarrão, mas neste caso o rótulo do produto deve indicar ‘alimento sem glúten’ ou ‘glúten free’.

 

🔎 Veja também: Dieta Vegana!

 

Cardápio da Dieta Sem Glutén!

 

► Café da Manhã:

• 1 fatia de pão sem glúten com 1 fatia de queijo branco e 200 ml de suco de uva integral.

 

► Lanche da Manhã: 

• 1 iogurte zero açúcar com 1 colher (sopa) de chia.

 

► Almoço:

• Arroz com filé de frango grelhado e salada de alface, 1 colher (de servir) de mandioquinha refogada e polvilhada com cebolinha verde.

 

► Lanche da Tarde:

• 1 pote de salada de frutas.

 

► Jantar:

• 1 prato (sobremesa) de salada de acelga e 1 prato de salada de frango e suco de limão.

 

Benefícios da Dieta Sem Glúten!

 

As principais fontes de glúten quando consumidas em excesso pode desencadear uma espécie de hipersensibilidade no organismo. A partir disso, as células e o intestino inflamam, acarretando vários problemas, entre eles o ganho de peso.

 

Portanto, cortando o glúten e dando um descanso ao organismo favorece a eliminação do excesso de líquido, melhora o funcionamento do intestino e, consequentemente, diminui o acúmulo de toxinas.

 

Ficar sem o glúten também tem a vantagem de que maioria dos alimentos que carregam essa substância é calórica e, sem eles, você emagrece mais facilmente. Durante a dieta, frutas, verduras, legumes e raízes como cará, inhame, batata-doce, mandioca e derivados (tapioca, biscoito de polvilho, pão de queijo) serão suas fontes de carboidrato, afinal, são alimentos que garantem energia sem o inconveniente do glúten.

 


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