❯ Dieta Paleo | Emagreça com Alimentos Frescos e Naturais! 🥦

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Olá! Você conhece a dieta paleo? Que está sendo adotada por várias pessoas que buscam emagrecer ou controlar melhor os níveis de açúcar no sangue, como nos casos de pré-diabetes e diabetes.

 

Essa dieta consiste em comer todas as comidas da forma que elas vieram ao mundo, ou o mais próximo disso possível.

A base dessa alimentação são as verduras e legumes, seguidas da carne. Todos esses alimentos devem ser o mais fresco e natural possível, evitando todos os tipos de industrializados, pratos prontos, embutidos, frios e afins.

 

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Como Funciona a Dieta Paleo?

 

A dieta paleo prega a alimentação do homem das cavernas. Ela propõe a alimentação de nossos ancestrais antes da invenção da agricultura, quando a principal forma de se alimentar era através da caça e da coleta de alimentos. Essa alimentação foi moldada para o organismo humano a milhões de anos.

 

A dieta paleo foi criada com a ideia de que doenças comuns hoje, como obesidade, problemas do coração, distúrbios mentais e diabetes, são respostas do corpo à ingestão excessiva de alimentos processados, açúcares e carboidratos.

 

O Que Comer na Dieta Paleo?

 

Com base numa alimentação de caça e de coleta de alimentos, a dieta paleo é composta de:

 

Frutas e Vegetais:

 

Na dieta paleo deve-se consumir grandes quantidades de vegetais, de preferência crus, e de 2 a 4 frutas por dia, de preferência cruas também e com casca e bagaço.

É importante lembrar que as frutas, raízes e tubérculos como batata inglesa, batata doce, macaxeira e inhame são ricas em carboidratos, portanto, devem ser consumidas em pequenas quantidades para favorecer a perda de peso com eficiência máxima.

 

 

➜ Carnes:

 

As carnes eram provindas da caça de animais e da pesca na era Paleolítica, podendo ser consumida em grandes quantidades. O aumento desse consumo de alimentos proteicos ajuda a fortalecer a massa muscular e a dar muito mais saciedade ao corpo, ajudando a controlar a fome.

No entanto, é importante lembrar que em algumas situações o consumo excessivo de carnes deve ser evitado, como são os casos de doença renal crônica e gota.

 

➜ Gorduras:

 

As gorduras naturais dos alimentos não são vilãs na dieta paleo, visto que os nossos ancestrais consumiam grandes quantidades de gorduras vindas especialmente de carnes, aves e peixes. Portanto, pode-se comer a gordura presente nas carnes em gerais.

Além das gorduras presentes em alimentos como sementes, castanhas, amendoins, nozes, amêndoas, coco e abacate.

 

O Que Não Comer na Dieta Paleo?

 

Na dieta paleo não estão presentes os seguintes alimentos:

 

● Grãos: Arroz, trigo, feijão, soja, aveia, cevada e milho, por exemplo;

● Açúcar: Incluindo todos os alimentos que utilizam o açúcar em sua preparação;

● Leite e Derivados: Queijos, iogurtes, coalhada, requeijão e creme de leite;

● Alimentos processados em geral.

 

No entanto, é possível adaptar a dieta paleo para os tempos atuais, podendo-se consumir alimentos minimamente processados e com pouco carboidrato, como azeite de oliva, frango e carnes congeladas, farinhas de oleaginosas como castanha, amêndoas e linhaça, ovos, queijos e iogurtes.

 

Vantagens da Dieta Paleo!

 

● Consumir carboidratos de qualidade com moderação é uma boa maneira de melhorar a saúde e emagrecer;

● O consumo de carne é vantajoso, pois esse alimento possui muita proteína e também aminoácidos essenciais, portanto, comer carne é importante para a saúde;

● Consumir bastante frutas e vegetais é uma boa maneira de nutrir o corpo, pois esses alimentos são ricos em nutrientes;

● Cortar o açúcar e os alimentos processados pode não só ajudar a melhorar a saúde, mas também emagrecer e manter um peso saudável;

● As gorduras também são importantes para o corpo humano, afinal, elas têm uma função importante na produção de hormônios, ajudam a manter a temperatura corporal equilibrada, dentre outras funções;

● Consumir bastante água é essencial para manter a saúde, portanto, essa é uma ótima recomendação.

 

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A Dieta Paleo Emagrece Mesmo?

 

A dieta do paleo é uma ótima opção para quem deseja perder peso, pois a retirada de carboidratos, grãos e de alimentos processados ajuda muito a reduzir naturalmente as calorias da dieta e melhorar o metabolismo do corpo.

 

Os carboidratos como arroz, massas e pães são digeridos no estômago rapidamente. Isso aumenta os níveis de glicose na corrente sanguínea e a glicose pode ser metabolizada e transformada em gordura, levando ao acúmulo no tecido adiposo. Por isso os carboidratos refinados são excluídos da dieta paleo, contribuindo para o emagrecimento.

 

Além disso, ela é rica em vegetais, fibras e proteínas, nutrientes que aumentam a saciedade e reduzem a vontade de comer. Aos poucos, o organismo se adapta à redução de carboidratos e já não sente falta de alimentos como doces, pães, bolos e salgados.

 

Cardápio da Dieta Paleo!

 

Exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta paleo:

 

 Café da Manhã:

 

● Café sem açúcar + 2 ovos com queijo curado.

● Omelete com 2 ovos e recheio de vegetais + 200 ml de suco de laranja.

● Café sem açúcar + 1 banana + 2 fatias de queijo assado no azeite.

 

► Lanche da Manhã:

 

● 10 castanhas de caju.

● 3 pedaços pequenos de coco.

● 4 col. de sopa de abacate com 1 col. de mel de abelha.

 

► Almoço/Jantar:

 

● 150g de carne + acelga + tomate + cenoura e beterraba raladas + 1 fio de azeite.

● 1 posta de cavala assada + 3 rodelas de batata doce cozida + legumes salteados no azeite.

● 3 cochas de canja de frango com legumes: cenoura, chuchu e abobrinha.

 

 Lanche da Tarde:

 

● 1 banana + 2 col. de chá de sementes + 1 fatia de queijo assada com tomate e orégano.

● 1 iogurte natural batido com 6 morangos + 1 col. de sopa rasa de linhaça.

● 1 iogurte natural com 10 amêndoas.

 


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