❯ Dieta Low Carb | Emagrecer Facilmente e Sem Carboidratos! 🥩

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Olá! Você sempre quis saber o que é a tão falada dieta low carb mas ainda não conseguiu entender como aplicá-la? Então, leia esse texto que irei explicar tudo sobre essa forma de emagrecimento, que é uma das mais famosas e eficientes do mundo.

 

A dieta Low Carb é baseada em uma redução no consumo de carboidratos simples na alimentação, aqueles que estão sempre presentes nas nossas refeições, tais como arroz branco, macarrão e o açúcar. Para compensar a redução de carboidratos iremos aumentar a ingestão de proteínas, então entrará no nosso cardápio alimentos como legumes, carnes e ovos. Também iremos aumentar as gorduras boas, que se concentram em peixes, castanhas e azeite.

 

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Quais São os Benefícios da Dieta Low Carb?

 

Esse tipo de dieta é bem eficiente e cheio de benefícios para quem quer emagrecer e aumentar sua imunidade contra doenças, já que o metabolismo irá começar a funcionar melhor com o aumento das proteínas e de gorduras boas na alimentação, ajudando também a reduzir inflamações do organismo e a combater a retenção de líquidos.

 

Outros benefícios que a Dieta Low Carb traz para a gente:

 

Dá mais saciedade, pois o aumento no consumo de proteínas e gorduras afasta a fome por mais tempo;

Baixa os níveis de colesterol e triglicerídeos;

Aumenta o colesterol bom;

Ajuda a controlar a diabetes;

Melhora o funcionamento do intestino, por conter mais alimentos integrais.

 

A quantidade de carboidratos na dieta low carb varia de acordo com a necessidade do indivíduo e com o nível de atividade física praticado. Entretanto, os carboidratos devem constituir menos de 40% das calorias da dieta.

Quanto menos carboidrato na dieta, maior é o estímulo para a perda de peso. Porém, é recomendado que a redução dos carboidratos seja feita com o acompanhamento de um nutricionista, pois ela pode causar problemas como alterações de humor, queda na imunidade e dores de cabeça. 

 

Alimentos Permitidos na Dieta Low Carb!

 

Frutas: Inclua somente as com baixo índice glicêmico no seu cardápio, devido à frutose. Diversas frutas possuem concentrações altas de carboidrato e precisam ser evitadas no começa da dieta low carb. Vá acrescentando aos poucos as frutas e se acostumando com os sabores. Coma livremente: Morango, abacate, coco, damasco, amora, melão e cereja.

 

Verduras, Legumes e Vegetais: Nessa categoria você pode investir sem medo, principalmente nas folhas verdes, que irão desintoxicar o seu organismo e promover emagrecimento, tais como espinafre, alface, rúcula, couve, escarola e agrião. Inclua nas suas saladas aspargos, palmito, chuchu, vagem, quiabo, alho, rabanete, pimentão, tomate, couve-flor e brócolis, além de serem uma delícia irão trazer muitos benefícios para a sua saúde em geral. Atenção que batata, cenoura, beterraba, feijão, lentilha, ervilha e mandioca possuem muitos carboidratos, então evite!

 

Carnes: Essas serão nossas fontes de proteínas, tudo é permitido, até mesmo as que tem gordura. Então, você pode comer carne de peixe, frango, vaca, bisteca de porco, bacon, cordeiro, peru, boi, vitela, entre várias outras. A única recomendação é não comprar carnes temperadas e processadas, faça sempre seus próprios temperos com produtos naturais, como salsinha, alho, gengibre, ervas que você mesma planta, enfim, o que mais agradar seu paladar.

 

Ovos: Você está livre para utilizá-los em qualquer refeição ao decorrer do dia e pode ser feito de diversas formas, tanto frito, cozido, mexido, poché e por aí vai, procure sempre variar para não enjoar. Eles irão suprir todas as necessidades do nosso corpo para enfrentar o dia.

 

Laticínios: Como não são fontes de carboidratos você pode comer, utilizá-los nos alimentos e até usar para cozinhar suas refeições tranquilamente. Entretanto, se você quer perder peso é recomendado cortar os queijos brancos, como ricota e cottage, pois possuem maior teor de lactose. Você pode abusar dos cremes de leite, iogurtes naturais, manteiga, requeijão, cream cheese, queijo meia cura, entre outros.

 

Oleaginosas: As nozes, amêndoas, avelãs, castanhas do pará, castanha de caju, pistaches e macadâmias são permitidas, assim como as sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim. Entretanto, consuma com moderação para não extrapolar, uma dica é fazer um mix de castanhas (ou comprar) e comer quando bate aquela fominha, elas saciam bastante.

 

● Gorduras: Você pode usar o azeite de oliva e a manteiga para preparar seus deliciosos pratos, utilizando a manteiga para preparos quentes e o azeite para regar as saladas e demais refeições. Você pode utilizar banha, óleo de coco ou de abacate também.

 

Temperos, Condimentos e Especiarias: Não precisamos abrir mão de comidas bem temperadas na dieta low carb, então você pode sim usar ingredientes secos ou fresco, tais como sal, salsinha, cebolinha, cebola, coentro, gengibre, alho, orégano, pimenta, hortelã, canela, cominho, louro, manjericão, entre outras variedades.

O importante é você evitar temperos industrializados como o Sazon e o Knorr que levam açúcar, corantes, conservantes e amido. Você pode usar condimentos como mostarda, ketchup, molho shoyou e molho inglês no preparo das suas refeições também, no strogonoff de carne fica uma delícia.

 

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Alimentos Proibidos na Dieta Low Carb!

 

● Açúcar: Para a dieta low carb ser um sucesso precisamos cortar o açúcar. Então, o mel, açúcar de coco, açúcar mascavo, demerara e açúcar light não devem entrar no nosso cardápio. Evite também os doces, refrigerantes e alimentos com muita lactose (açúcar do leite), frutose (açúcar da fruta) e sacarose (açúcar refinado). Portanto, consuma somente adoçantes livres de carboidratos.

 

● Cereais: Qualquer alimento que leve farinha de trigo não deve ser consumido, mesmo que seja integral. Então, pães, bolos, lasanha, nhoque, pizza, macarrão e biscoitos devem ser evitados. Arroz (de qualquer tipo), quinoa e milho também não pode ser consumido.

 

● Gorduras: Todos os alimentos que tem gordura trans não entra nessa dieta, então a maioria dos alimentos industrializados, como salgadinhos, biscoitos, bolinhos, entre outras comidas processadas serão cortados da nossa alimentação.

 


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