❯ Dieta Jejum Intermitente | Emagreça Seguindo Orientações Simples! 🍽️

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Olá! Já ouviu falar da Dieta Jejum Intermitente? Um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação? O objetivo dessa dieta é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.

 

Normalmente são indicadas entre 10 a 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água (com ou sem gás) e chás e café sem açúcar.

 

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Alimentos Indicados nas Janelas de Alimentação

 

Janelas de Alimentação são os períodos em que a alimentação é permitida, é importante consumir alimentos que aumentem a saciedade e reponham os nutrientes. Essas janelas podem durar um dia ou algumas horas.

 

Prefira: Fontes magras de proteína e de pouca gordura, peixes, grãos, nozes, sementes, legumes, verduras, frutas com casca, cereais integrais (como arroz integral), tubérculos (inhame, cará, mandioca, batata doce).

 

● Evite: Cereais refinados (arroz branco, pão branco, massas), doces e tudo com muito açúcar, alimentos muito industrializados, refrigerantes e sucos industrializados, alimentos feitos com farinha de trigo, laticínios, temperos com sódio, cerveja, embutidos (salsicha, presunto).

 


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Como Me Preparar para o Jejum Intermitente?

 

Para seguir esta dieta é bem fácil você precisa adaptar o seu corpo a ingerir menos carboidratos, portanto, antes de começar o jejum, resolva esse quesito na sua alimentação diária. Quando você fizer isso, perceberá que a fome vai diminuir, junto com ela, a necessidade de 6, 7 ou 8 refeições diárias.

 

O segundo passo é esquecer o açúcar, acostume-se ao café, chá, suco e outras bebidas sem ele, beba-os puro. Na pior das hipóteses, utilize algumas gotas de adoçante. Depois do corpo acostumar a ficar sem glicose, a disposição (produto da quebra dos carboidratos no organismo) e os baixos níveis de insulina irão fazer com que a vontade de comer fique cada vez mais baixa.

Agora é a hora de iniciar o jejum com tranquilidade, pois seu corpo já está utilizando da quebra de gordura da reserva para gerar energia.

 

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Como Fazer a Dieta Jejum Intermitente?

 

O método mais comum é fazer a dieta jejum intermitente diariamente, por 16 horas, ficando as outras 8 horas livres para alimentação. Uma ideia seria almoçar e jantar dentro dessas 8 horas, e o restante do tempo jejuar.

 

Com o tempo não há a menor necessidade de criar um mecanismo para que você cumpra a dieta. Coma quando tiver fome dentro dessas 8 horas, quando o organismo se acostumar, ficará em piloto automático e você nem vai se lembrar que está jejuando.

 

Os métodos de Dieta Jejum Intermitente mais conhecidos são:

 

● Jejum de 16 Horas:

Consiste em comer somente em uma janela de 8 horas por dia, e não comer nas outras 16 horas. Exemplo: Se você dorme das 23h às 7h, já são 8 horas de jejum. Basta adicionar 4 horas antes de dormir e 4 horas depois de acordar em jejum. Ou seja, acordar as 7h, almoçar depois das 11h e jantar antes das 19h.

 

● Jejum de 24 Horas:

Consiste em fazer 24 horas de jejum, duas vezes na semana. Exemplo: Se você jantar hoje as 20h, fique até amanhã as 20h sem comer nada. Repita outra vez na semana.

 

● Jejum de 36 Horas:

Este tipo de jejum, não é recomendado para qualquer um. Todos devem ser acompanhados por um profissional, mas esse mais ainda. Em alguns casos, as pessoas necessitam usufruir melhor e por mais tempo do JI, portanto é aqui que o Jejum de 36 horas se encaixa.

 

● Dieta 5:2:

Consiste em comer 2 dias na semana, apenas 500-600 calorias por dia. Nos outros dias a alimentação é normal (saudável e bem estruturada).

 

Dieta do Guerreiro:

Esta dieta consiste em comer durante o dia apenas vegetais (em alguns casos adiciona-se fruta) e durante a noite fazer uma refeição normal. Nessa dieta a alimentação deve ser totalmente natural, tendo o mínimo de alimentos industrializado possível.

 


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Jejum Intermitente Emagrece?

 

Como você pode ver, existem inúmeras maneiras de fazer a Dieta Jejum Intermitente, além do que, esses citados são apenas os mais conhecidos. Pode ser que um profissional te oriente a fazer de outra forma, já que essas questões variam de pessoa para pessoa.

 

O jejum intermitente, assim como qualquer mudança brusca na alimentação, necessita do acompanhamento de um profissional.

Para perder peso você só precisa de uma coisa: Ingerir menos calorias do que gasta. Não é muito difícil fazer isso, já que todas as atividades que fazemos diariamente queimam calorias, desde andar até dormir. Porém, não adianta fazer horas ou dias da dieta jejum intermitente e comer o que quiser demasiadamente e sem qualidade nas janelas. Coma corretamente assim como em qualquer outra dieta.

 

Vantagens do Jejum Intermitente!

 

A dieta jejum intermitente quando feita corretamente pode trazer algumas vantagens valiosas, tais como:

 

  • Mais disposição;
  • Emagrecimento;
  • Clareza mental;
  • Redução de inflamações;
  • Anti-envelhecimento;
  • Controle da glicemia e insulina.

 

Alguns estudos preliminares apontam que o jejum pode ajudar na saúde do coração. Isso porque o corpo em jejum utiliza uma substância chamada beta-hidroxibutirato como fonte de energia, que é utilizada mais facilmente pelo organismo. Isso faz com que o coração poupe energia e se estresse menos.

 


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