❯ Dieta Intermitente | Conquiste o Corpo Tão Sonhado Rapidamente! 🤩

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Olá! A dieta intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação.

 

O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.

Normalmente, são indicadas entre 10 a 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana.

 

Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação, nesse tempo é importante consumir alimentos que aumentem a saciedade e reponham os nutrientes. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água (com ou sem gás) e chás e café sem açúcar.

 

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Como Fazer a Dieta Intermitente?

 

O método mais comum, é fazer dieta intermitente diariamente, por 16 horas, ficando as outras 8 horas livres para alimentação.

Uma ideia seria almoçar e jantar dentro dessas 8 horas, e o restante do tempo jejuar.

 

Não se preocupe tanto em seguir pontualmente os horários, ainda mais se for a sua primeira vez fazendo esse tipo de dieta. Então, coma quando tiver fome dentro dessas 8 horas, com o tempo o seu organismo irá se acostumar, chegando a ficar até em “piloto automático” e você nem vai se lembrar que está jejuando.

 

Os métodos de dieta intermitente mais conhecidos são:

 

► Jejum de 16 Horas:

 

Esse é o mais utilizado pelas pessoas que querem emagrecer rápido. Consiste em comer em uma janela de 8 horas por dia, e não comer nas outras 16 horas.

Exemplo: Se você dorme das 23h às 7h, já são 8 horas de jejum. Basta adicionar 4 horas antes de dormir e 4 horas depois de acordar em jejum, ou seja, acordar as 7h, almoçar depois das 11h e jantar antes das 19h.

 

► Jejum de 24 Horas:

 

Consiste em fazer 24 horas de jejum, duas vezes na semana.

Exemplo: Se você jantar hoje as 20h, fique até amanhã as 20h sem comer nada. Repita novamente na próxima semana.

 

► Jejum de 36 Horas:

 

Este tipo de jejum não é recomendado para qualquer um. O jejum por si só já deve ser acompanhado por um profissional, esse em específico mais ainda por ser mais longo. Em alguns casos, as pessoas necessitam usufruir melhor e por mais tempo da dieta intermitente, portanto é aqui que o jejum de 36 horas entra.

 

► Dieta 5:2:

 

Consiste em comer apenas 500-600 calorias por dia em 2 dias da semana. Nos outros dias a alimentação é normal (saudável e bem estruturada).

 

► Dieta do Guerreiro:

 

Esta dieta consiste em comer durante o dia apenas vegetais (em alguns casos adiciona-se fruta) e durante a noite fazer uma refeição normal. Nessa dieta, a alimentação prove de “comida de verdade” (assim como a paleolítica), onde tudo que se come deve ser natural e o mínimo industrializado possível.

 

Alimentos Indicados nas Janelas de Alimentação!

 

● Prefira: Proteínas com pouca gordura, legumes, verduras, frutas com casca, cereais integrais (como arroz integral), tubérculos (inhame, cará, mandioca, batata-doce). Beba líquidos sem calorias durante o jejum, como água e café e chás sem açúcar.

 

● Evite: Cereais refinados (arroz branco, pão branco, massas), doces, alimentos muito industrializados. Evite também itens que contenham calorias, incluindo alguns suplementos, como o whey protein.

 

🔎 Veja também: Dieta Líquida!

 


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Sugestão de Cardápio para a Dieta Intermitente:

 

Acompanhe um exemplo de cardápio baseado no Jejum de 16 Horas, para você tomar como base para iniciar sua dieta intermitente.

Se feito corretamente, irá trazer muitos benefícios para o seu corpo.

 

► DIA 1

 

Almoço:

 

● 1 copo de leite desnatado;

● 1 colher (café) de manteiga;

● 1 fatia de pão integral.

 

Jantar:

 

● Frango salteado com legumes;

● 1 tangerina.

 

Total: 489 kcal.

 

► DIA 2

 

Almoço

 

● 1 ovo cozido;

● 1 maçã;

● 1 manga.

 

Jantar

 

● Feijão;

● Salada de atum;

● Molho: Alho triturado ou esmagado, vinagre de vinho branco e raspas de limão.

 

Total: 490 kcal.

 

Atenção: É importante ressaltar que o almoço deverá ser feito as 8 horas e o jantar as 20 horas. Esse deverá ser o horário seguido para que a dieta intermitente realmente seja capaz de gerar bons resultados.

 

O cardápio acima é apenas uma sugestão. Você mesmo pode montar um cardápio, desde que os números de calorias sejam respeitados.

É importante dar preferência aos alimentos lights, legumes, frutas, carnes magras e grãos em um geral.

 

O cardápio seguido por mulheres não poderá ultrapassar 500 calorias, enquanto que para os homens não poderão ultrapassar as 600 calorias.

É importante manter a dieta intermitente por apenas dois dias e no decorrer dos outros 5 dias da semana, é fundamental manter uma dieta mais regulada. Se você continuar mantendo os seus hábitos alimentares errados, não será possível ter resultados significativos.

 

Quais São os Benefícios da Dieta Intermitente?

 

A dieta intermitente tem incontáveis benefícios, alguns deles são:

 

● Reduz a depressão;

● Aumenta a concentração;

● Diminui a ansiedade;

● Acelera o metabolismo;

● Ajuda a regular a pressão;

● Auxilia no emagrecimento

● Melhora hormonal;

● Facilita o preparo da comida;

● Para quem trabalha, são menos potinhos na mochila;

● Menos fome, mais saciedade;

● Aumenta os níveis de hormônio do crescimento;

● Melhora a reparação celular;

● Reduz a resistência à insulina;

● Reduz inflamações;

● Previne certos tipos de câncer;

● Reduz o colesterol ruim;

Pode prevenir o Mal de Alzheimer;

 


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