❯ Dieta Flexível | Emagreça com Muito Controle e Incríveis Resultados! 🍩

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Olá! A dieta flexível é baseada no conhecimento dos alimentos e dos macronutrientes, que são divididos em carboidratos, proteínas e gorduras.

 

Saber a que grupo pertence cada alimento ajuda a fazer escolhas e equilibrar as calorias ao longo do dia, possibilitando fazer trocas como deixar de comer pão para comer chocolate, diminuindo as restrições da dieta.

No entanto, apesar de ter maior liberdade, a qualidade dos alimentos ainda é importante, não sendo possível basear a dieta em doces e frituras.

 

Portanto, na dieta flexível têm-se maior liberdade de escolher os alimentos, mas também é necessário manter a qualidade da dieta para conseguir perder ou manter peso.

 

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Como Funciona a Dieta Flexível?

 

A Dieta Flexível (Conhecida também como IIFYM – If It Fits Your Macros) é simplesmente a contagem dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) para atingir os objetivos de composição corporal.

 

Em vez de apenas contar calorias (ex: ingerir 2000 calorias por dia), os praticantes da dieta flexível contam os macronutrientes (ex: ingerir 150 gramas de proteína, 80 gramas de gordura e 170 gramas de carboidrato = 2000 calorias). O que é mais eficiente para influenciar a composição corporal do que apenas perda de peso e ganho de peso.

 

1 grama de proteína = 4 calorias.

● 1 grama de carboidrato = 4 calorias.

● 1 grama de gordura = 9 calorias.

 

Alimentos Ricos em Carboidratos:

 

Os alimentos ricos em carboidratos são:

 

● Farinhas: Farinha de trigo, farinha de arroz, maisena, tapioca, cuscuz, polvilho doce e polvilho azedo;

● Massas: Pães, salgados e tortas;

● Grãos: Arroz, macarrão, farofa, aveia, milho;

● Tubérculos: Batata inglesa, batata doce, macaxeira, inhame;

● Açúcar e doces em geral;

● Frutas, por terem seu açúcar natural, exceto coco e abacate;

● Bebidas açucaradas: Sucos, refrigerantes, energéticos e água de coco;

 

➥ Além disso, grãos como feijão, soja, lentilha, grão-de-bico e ervilha também são incluídos nesse grupo, mas têm um menor teor de carboidrato que as massas em geral e que o arroz.

 

Alimentos Ricos em Proteínas:

 

Os alimentos ricos em proteínas são:

 

 Carnes, frango e peixes;

 Ovos;

 Queijos;

 Leite e iogurte natural.

 

Apesar de também serem conhecidos como proteínas, carnes processadas como salsicha, linguiça, presunto, peito de peru e salame não são considerados saudáveis e não devem ser incluídos com frequência na alimentação.

 

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Alimentos Ricos em Gorduras:

 

Os alimentos ricos em gorduras saudáveis são:

 

● Óleos, sendo importante aumentar o consumo especialmente de azeite extra virgem, óleo de coco e de girassol;

● Manteiga;

● Oleaginosas: Castanhas, amêndoas, amendoim e nozes;

● Sementes: Chia, linhaça, gergelim e semente de girassol;

● Coco e abacate.

 

➥ Além disso, alimentos como salmão, sardinha, atum, leite e queijos também são ricos em gorduras e podem ser consumidos. Por outro lado, é importante lembrar que as frituras devem ser evitadas, mas podem ser consumidas como exceção da rotina geral da dieta flexível.

 

Como Começar a Dieta Flexível?

 

 Calcule seus Macros:

 

Existem vários calculadores na Web, para você ter uma base, mas é altamente recomendado marcar uma consulta com um profissional da área da nutrição.

● Exemplos de aplicativo: Healthyeater ou Iifym.

 

 Faça uma Conta no MyFitnessPal (Ou Outro Similar)!

 

Como a dieta flexível se trata de uma maneira de se alimentar baseada em controlar e medir a ingestão de macros, é sempre bom ter uma ajudinha extra para não acabar se perdendo. Então, o My Fitness Pal é bem útil nessa parte, pois tem a maior base de dados do mundo para cumprir essa tarefa. Além de ser super fácil de usar e também está disponível em várias plataformas.

 

Compre uma Balança de Comida!

 

As embalagens de comida contêm todas as informações nutricionais que você precisa, mas medir as porções com base na sugestão da embalagem com precisão é bastante difícil.

Portanto, a balança vai garantir que você está sendo preciso.

 

Para finalizar, a dieta flexível irá te dar controle e liberdade, você atingirá seus objetivos e ainda assim ter uma vida saudável e atingir o corpo e peso ideal! Você conseguirá se ver utilizando esse estilo de vida por muito tempo, sem nenhum problema!

 


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