❯ Dieta do Carboidrato | Emagreça Comendo Carboidratos Sem Culpa! 🥩

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Olá! Você conhece a Dieta do Carboidrato e seus benefícios?

 

Os carboidratos cumprem um papel essencial em nosso corpo, fornecendo energia para nossas atividades cotidianas, e a sua falta pode levar à hipoglicemia que, consequentemente, leva à queima de massa magra (como os músculos) pelo corpo, ao invés da gordura.

 

Outra desvantagem do corte de carboidratos é a redução do metabolismo basal (a quantidade de calorias que seu corpo gasta em repouso) que pode cair em até 40%. Em outras palavras, você vai estar esforçando-se para consumir menos calorias, mas também vai estar queimando menos.

Para combater essas desvantagens e também trazer uma opção para quem busca um cardápio emagrecedor mais saudável e equilibrado, o nutricionista Americano Robert Ferguson desenvolveu a dieta dos carboidratos balanceados. A ideia central da dieta é permitir o consumo de carboidratos, aliado ao consumo de outros alimentos que desaceleram sua absorção pelo corpo.

 

🔎 Descubra mais: Diferentes Dietas para Perder Peso Hoje!

 


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Pontos Positivos da Dieta do Carboidrato!

 

A dieta do carboidrato é saudável, já que não corta radicalmente nenhum tipo de alimento e permite o consumo de uma quantidade equilibrada de nutrientes.

 

Além disso, com o retardo na absorção dos carboidratos provocados pelos outros alimentos (notadamente, as fibras e proteínas), há maior sensação de saciedade, e por mais tempo. Em outras palavras: Nada de passar fome.

 

Avisos Sobre a Dieta do Carboidrato!

 

Como a dieta é ideal não apenas para perder peso, mas também para iniciar uma reeducação alimentar, é indicada para todos consultar um nutricionista, para que ele possa adaptar a dieta às necessidades e estilo de vida de qualquer um.

Só precisam ficar com o pé atrás aquelas pessoas que, por algum problema em particular, têm restrições alimentares: sobretudo os diabéticos e celíacos (pessoas que não podem consumir glúten).

 

Como Seguir a Dieta do Carboidrato?

 

Para o sucesso nesse dieta é necessário aliar o consumo de carboidratos chamados “complexos” (versões integrais) a alimentos ricos em fibras e proteínas magras. Também é importante beber bastante água diariamente, já que é ela que vai ajudar no aproveitamento das fibras.

 

Outra dica é lembrar de tomar alguns cuidados básicos para acelerar o metabolismo. A número um, é claro, é fazer exercícios regularmente; mas vale também lembrar de comer constantemente, nunca passando mais de três horas sem uma pequena refeição.

 

A dieta do carboidrato pode ser composto por uma grande variedade de alimentos, para ajudar, veja abaixo sugestões de cardápios para seguir:

 

► Café da Manhã: 

• Para botar o metabolismo para “acordar”, vale aliar leite ou algum lacticínio (iogurte ou seu primo ainda mais saudável, a coalhada), na versão desnatada, a um cereal integral. Outra dica, para variar, é combinar pão integral a uma proteína magra, como uma fatia de queijo branco.

 

► Almoço e Jantar: 

• Nesses momentos, combine uma proteína magra (peixe ou frango, de preferência grelhados) a arroz integral, acompanhado de verduras como alface, acelga, rúcula, repolho ou couve, além de cenoura e brócolis. Para quem quiser uma alternativa prática, dá para fazer um sanduíche de pão integral com atum ou frango desfiado e aquele fiozinho de azeite. Uma delícia!

 

► Lanches: 

• Para os lanches intermediários (afinal, tem que comer a cada três horas), invista nas frutas, barrinhas de cereais e lacticínios desnatados. Aproveite esses momentos para trazer variedade à sua dieta.

 

🔎 Veja também: Dieta Saudável!

 

Alimentos Proibidos na Dieta do Carboidrato!

 

● Açúcar: Alimentos açucarados e doces de forma geral.

● Bebidas: Alcoólicas e refrigerantes.

● Raízes: Aipim, batata, cará, inhame, nabo.

● Grãos: Arroz, milho, ervilha, feijão, grão de bico, lentilha.

● Frutas: Abacate, banana, caqui, fruta do conde, uva.

● Frutas secas: Ameixa preta, amêndoas, amendoim, avelãs, banana passa, castanhas, damasco, nozes, tâmara, uva passa, etc.

● Alimentos com farinha: Biscoitos, bolos, à dorê, à milanesa, empadões, empanado, massas, pão, pastelões, requeijão, salgadinhos, tortas, molho branco, etc.

 


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Alimentos para Comer Sem Excesso!

 

● Ovos preparados de qualquer maneira (fritos, omelete, mexido, cozido, quente, etc)

● Todos os tipos de queijos (prato, minas, provolone, ricota, cotáge, muzzarela, parmesão, gorgonzola, etc)

 Todos os tipos de carne preparadas de qualquer maneira, desde que não leve farinha (boi, galinha, peixe, porco, crustáceos, etc.)

● Todas as verduras e legumes (com exceção dos citados acima), preparados e temperados à gosto – azeite, vinagre, sal, pimenta do reino, maionese, etc

● Todos os tipos de frios, enlatados e embutidos (atum, sardinha, presunto, presunto, salame, mortadela, salsicha, salsichão, peito de peru, etc)

● Todas as frutas, com exceção das citadas acima. O ideal são duas unidades ou porção equivalente (no máximo 5). Não beber suco, e sim comê-las

● Líquidos que podem ser ingeridos durante a dieta: limonada, chá, mate, café, água (natural ou com gás), leite (moderadamente), refrigerantes diet nos fins de semana (com moderação)

● Usar sempre o adoçante de sua preferência

 

Obs.: Se tiver boca seca ou boca amarga, usar chiclete ou bala diet em pouca quantidade. E sempre se lembre: seguir a dieta dos carboidratos vale a pena, e muito! Então seja forte e não desista!

 

Alimentos Permitidos na Dieta do Carboidrato!

 

 Vegetais: Abóbora, abobrinha, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, aspargo, azeitona, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, champignon, chicória, chuchu, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, jiló, maxixe, nabo em folhas, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, tomate, vagem.

 Carnes: Boi, coelho, coração, cordeiro, crustáceos (camarão, lagosta, ostra, mexilhão, siri, caranguejo), dobradinha, fígado, galinha, língua, lula, pato, peixes, peru, polvo, porco, presunto magro, rins, salsichas, vitela.

 Frutas: Abacaxi, amora, cereja, figo, goiaba, grape-fruit, kiwi, laranja, laranja lima, lima da pérsia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, morango, nectarina, nêspera, pera, pêssego, tangerina.

 Laticínios: Coalhada caseira, creme de leite, iogurte natural, leite, manteiga, margarina, queijos. Dê preferência aos desnatados.

 Condimentos: Aginomoto, azeite (extra virgem preferencialmente), canela, cebolinha, cheiro verde, coentro, ketchup, maionese, mostarda, óleo (cânola, girassol, milho, arroz), orégano, pimentas, sal, salsa, suco de limão, tomate, vinagre.

 Outros: Caldo de carne ou galinha, gelatina diet, ovo (não mais do que dois ao dia).

 


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