❯ Dieta da USP | Abaixar Calorias para Aumentar sua Saúde! ☕️

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Olá! A dieta da USP é uma dieta hipocalórica, ou seja, ela recomenda uma baixa ingestão diária de calorias. 

Ela também elimina os carboidratos do cardápio, colocando em seu lugar muitas proteínas e gorduras.

 

Como a ingestão de alimentos é limitada e o teor de carboidratos é baixíssimo nessa dieta, há uma perda de massa magra (musculatura), levando à diminuição dos níveis de energia. Por esta razão, não é recomendável fazer atividades físicas vigorosas, enquanto estiver seguindo a dieta da USP.

Fala-se em uma perda de peso de até 14 quilos em duas semanas, embora esse número varie de pessoa para pessoa! Ficou curioso(a) para saber como? Então, continue lendo…

 

🔎 Descubra mais: Diferentes Dietas para Perder Peso Hoje!

 


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Como Funciona a Dieta da USP?

 

O primeiro ponto que os especialistas na dieta reforçam é que, para atingir o objetivo, é preciso cumprir à risca o que determina o cardápio, sem inversões ou substituições dos alimentos diários.

A tabela de alimentação da Dieta da USP é preparada para uma semana (sete dias), e os seguidores da dieta não recomendam ultrapassar este limite, já que, por ser extremamente restritiva, pode elevar o risco de a pessoa ter problemas de saúde.

 

Assim como sempre acontece com dietas que pregam o emagrecimento muito rápido, a Dieta da USP também não diminui a possibilidade de que aconteça o “efeito sanfona” (ganho de gordura após o fim da dieta).

Portanto, a fim de que haja uma continuidade no emagrecimento, é importante uma mudança no estilo de vida, com base em uma reeducação alimentar, sempre com o acompanhamento de um nutricionista.

 

 DIA 1

 

Manhã: Café preto sem açúcar (pode colocar adoçante).

Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar.

Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade.

 

 DIA 2

 

● Manhã: Café com bolacha tipo cream-craker.

● Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto.

● Jantar: Presunto à vontade.

 

 DIA 3

 

Manhã: Café com bolachas cream-crakers.

● Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas.

● Jantar: Presunto e salada.

 

 DIA 4

 

● Manhã: Café com bolacha cream-craker.

● Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade.

● Jantar: Salada de frutas e iogurte natural.

 

 DIA 5

 

● Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto.

● Almoço: Frango grelhado à vontade.

● Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

 

 DIA 6

 

● Manhã: Café com cream-crakers.

● Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade.

● Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

 

 DIA 7

 

● Manhã: Café com limão.

● Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.

● Jantar: Comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas.

 

Após o sétimo dia, reinicie novamente a dieta com o dia 1. Faça a dieta da USP por no máximo 14 dias, e então retome aos poucos com uma alimentação equilibrada.

 

🔎 Veja também: Dieta Paleo!

 


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Observações da Dieta USP!

 

➜ Ervas permitidas: Agrião, chicória, alface, tomate.

➜ Pode beber água, café e chá o dia inteiro.

➜ Não deve trocar os alimentos e nem substituí-los de horário.

➜ Quando acabar a dieta é importante ter uma alimentação mais saudável do que antes. Se continuar com os seus hábitos antigos vai engordar novamente.

 

O cardápio da dieta da USP não é fácil de seguir e não é recomendado para pessoas com hipotireoidismo ou diabetes tipo 2. As pessoas com excesso de peso e obesidade são aquelas que mais têm problemas endócrinos e de glicemia, começar esta dieta vai ter uma influência extrema na glicemia, que depois vai afetar o sistema endócrino.

 

Riscos da Dieta da USP!

 

Com a queima da gordura para gerar energia, o corpo começa a produzir em excesso os chamados corpos cetônicos, que são substâncias que fornecem energia para o corpo, assim como a glicose vinda dos carboidratos, porém, em menor quantidade.

 

Os corpos cetônicos serão excretados pelo corpo através do suor, da urina e do hálito, deixando-os com um cheiro forte. Os especialistas ainda chamam atenção para os efeitos colaterais que esta dieta pode causar, como cefaleia, constipação intestinal, mau hálito, cansaço e fraqueza muscular, além de alterações no sono, estresse físico e emocional.

Ainda pode haver uma considerável perda muscular e uma redução bem menor de gordura, o que torna mais provável o ganho de peso logo após o fim da dieta.

 

Exatamente por isso, com a reintrodução de carboidratos ao final da dieta, é importante que haja um controle das porções e um cuidado para não voltar aos mesmos hábitos que causaram o excesso de peso.

 

É fundamental que você consulte seu médico antes de iniciar a dieta.

 

Como Evitar o Efeito Sanfona?

 

Para evitar o indesejável efeito sanfona, é necessário identificar e tentar modificar os hábitos errados que levaram ao excesso de peso. É recomendável também incluir mais legumes e verduras em sua dieta, diminuir (ou eliminar) bebidas calóricas e sem nenhum valor nutritivo, se controlar melhor para afastar o estresse, entre outros fatores.

 

É também importante controlar ao máximo a ingestão de:

 

● Açúcar;

● Frituras;

● Álcool;

● Alimentos gordurosos e sem valor nutritivo;

● Sal;

● Doces em geral.

 

Outra dica: Pratique atividade física com regularidade. Para conseguir encaixar os exercícios em sua vida, é fundamental que você encontre uma atividade que lhe seja prazerosa, pois somente assim será possível mantê-la a longo prazo. Pode ser yoga, caminhada, corrida, academia, natação- o importante é se mexer!

 


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