❯ Dieta Atkins | Emagreça de Forma Natural Evitando Carboidratos! 🐟

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A dieta Atkins foi criada pelo cardiologista norte-americano Dr. Robert Atkins, e tem como o princípio básico restringir o consumo de carboidratos, e aumentar o consumo de proteínas e gorduras saturadas ao longo do dia, vindos de alimentos de origem animal como: Carnes, ovos, peixes e frutos do mar, queijos amarelos e embutidos.

 

Esse consumo de gordura ajuda o organismo a utilizar a gordura acumulada para produzir energia para as células, o que leva à perda de peso e a um melhor controle da glicemia e dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

 

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Como Funciona a Dieta Atkins?

 

A dieta Atkins é dividida em 4 fases:

 

Fase 1 – Indução:

 

Esta fase dura duas semanas, sendo permitido o consumo máximo de 20 gramas de carboidratos por dia. Durante esta fase é esperado ocorrer uma perda de peso inicial mais acelerada, já que o corpo irá entrar em processo de cetose, utilizando a gordura como fonte de energia.

 

Estão liberados os alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovos, e alimentos ricos em gorduras, como azeite, manteiga, queijos, leite de coco e vegetais como alface, rúcula, nabo, pepino, repolho, gengibre, escarola, rabanete, cogumelos, cebolinha, salsa, aipo e chicória.

 

Fase 2 – Perda de Peso Contínua:

 

Essa fase tem a duração mais longa e também é a irá proporcionar o maior emagrecimento. Aqui é permitido consumir de 40 a 60 gramas de carboidrato por dia, sendo que essa reintrodução deve ser feita de modo lento, acrescentando apenas 5 gramas do nutriente por semana.

A fase 2 deve ser seguida até que o peso desejado seja atingido, podendo-se acrescentar algumas frutas e vegetais no cardápio.

 

Assim, além das carnes e gorduras, os seguintes alimentos também podem ser incluídos na dieta: queijo mussarela, ricota, requeijão, mirtilo, framboesa, melão, morango, amêndoas, castanhas, sementes, macadâmia, pistache e nozes.

 

➤ Fase 3 – Pré-Manutenção:

 

Na fase 3 é permitido consumir até 70 gramas de carboidrato por dia, sendo importante observar se ocorre ou não aumento de peso nesse período. Caso note um aumento do peso ao consumir 70 g de carboidrato por dia, deve reduzir essa quantidade para 65 g ou 60 g, por exemplo, até encontrar o ponto de equilíbrio do seu organismo, quando achar isso você poderá passar para a fase 4.

 

Nesta fase podem ser introduzidos os seguintes alimentos: abóbora, cenoura, batata inglesa, batata doce, inhame, mandioca, feijão, grão-de-bico, lentilha, aveia, farelo de aveia, arroz e frutas como maçã, banana, cereja, uva, kiwi, goiaba, manga, pêssego, ameixa e melancia.

 

Fase 4 – Manutenção:

 

A quantidade de carboidrato a ser consumida será aquela que mantém o seu peso estável, a qual foi descoberta na fase 3 do processo. Nesta fase, a dieta já passou a ser um estilo de vida, que deve ser seguido sempre para uma boa manutenção do peso e da saúde.

 

🔎 Veja também: Dieta Zero Carboidrato!

 

Alimentos Permitidos na Dieta Atkins!

 

Baseie suas refeições nos seguintes alimentos:

 

Carnes: Carne de vaca, frango e porco, todas elas estão liberadas.

● Peixes e Frutos do Mar: Todos os frutos do mar também estão liberados.

● Vegetais e Legumes Baixos em Carboidratos: Couve, espinafre, brócolis etc.

● Ovos: Ovos caipiras são os melhores, mas todos estão valendo.

● Laticínios: Manteiga, queijo, creme de leite, iogurte etc.

● Oleaginosas: Amêndoas, macadâmia, nozes, semente de girassol etc.

● Óleos Saudáveis: Azeite de oliva extra-virgem, óleo de coco, abacate e óleo de abacate.

 

Alimentos Proibidos na Dieta Atkins!

 

Aqui estão os alimentos que devem ser evitados:

 

● Açúcar: Refrigerantes, sucos, doces, sorvetes etc.

● Grãos: Trigo, arroz e todos os outros.

● Tubérculos: Batata, batata-doce (fase de indução).

● Leguminosas: Lentilhas, feijões, grão de bico (fase de indução).

● Gordura trans: É bom eliminar em qualquer que seja sua dieta.

● Frutas Altas em Carboidratos: Banana, maçã, laranja, etc (fase de indução).

● Vegetais e Legumes Ricos em Carboidratos: Cenoura, beterraba, etc (fase de indução).

 


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Cardápio para a Dieta Atkins!

 

Veja a seguir um modelo de cardápio para seguir por 7 dias dentro da dieta Atkins. Ele vale para a fase de indução.

Quando você estiver em outras fases é importante adicionar mais frutas e vegetais ricos em carboidratos na dieta.

 

▸ Segunda-Feira:

 

• Café da Manhã: Ovos mexidos com legumes.

• Almoço: Salada com frango desfiado, regado com azeite e nozes picadas.

• Jantar: Bife grelhado com legumes e verduras.

 

▸ Terça-Feira:

 

• Café da Manhã: Bacon e ovos.

• Almoço: Sobras do jantar da noite anterior.

• Jantar: Cheeseburger (sem o pão), com legumes na manteiga.

 

▸ Quarta-Feira:

 

• Café da Manhã: Omelete com legumes, feito na manteiga.

• Almoço: Salada com atum e azeite de oliva.

• Jantar: Carne moída com legumes e verduras.

 

▸ Quinta-Feira:

 

  • Café da Manhã: Ovos mexidos com legumes.
  • Almoço: Sobras do jantar da noite anterior.
  • Jantar: Peixe grelhado na manteiga com legumes e verduras.

 

▸ Sexta-Feira:

 

• Café da Manhã: Ovos e bacon.

• Almoço: Salada com frango desfiado, regado com azeite e nozes picadas.

• Jantar: Almôndegas com legumes e verduras.

 

▸ Sábado:

 

• Café da Manhã: Omelete com legumes, feito na manteiga.

• Almoço: Sobras do jantar da noite anterior.

• Jantar: Costelinha de porco grelhada com legumes e verduras.

 

▸ Domingo:

 

 Café da Manhã: Bacon e ovos.

• Almoço: Sobras da janta da noite anterior.

• Jantar: Tulipinhas de frango com molho, legumes e verduras.

 

▸ Sobre os legumes e verduras, é bom variar e incluir o máximo que puder: Brócolis, couve-flor, espinafre, tomate, cebola, escarola, cenoura, alface, agrião, rúcula, rabanete, vagem, ervilha torta, entre outras. Varie também na forma de prepará-los: Salteados na manteiga, feitos no vapor, etc.

 


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