❯ Dieta Alcalina | Diminua a Acidez do Seu Organismo e Emagreça! 🍎

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Olá! Você conhece a Dieta Alcalina? Uma dieta que tem como objetivo diminuir a acidez do organismo, deixando o PH do sangue mais alcalino. Então, o cardápio é composto com pelo menos 60% de alimentos alcalinos, como frutas, verduras e tofu, por exemplo, enquanto os 40% restantes das calorias podem vir de alimento ácidos, como ovos, carnes ou pão.

 

Essa divisão pode ser feita através do número de refeições, assim, ao fazer 5 refeições por dia, 2 podem ser refeições com alimentos ácidos e 3 apenas com alimentos alcalinos.

Esta dieta é ótima para diminuir a acidez do sangue, protegendo as células saudáveis do nosso corpo, equilibrando os níveis de minerais essenciais do organismo e prevenindo o aparecimento de doenças, como gripes e resfriados.

 

Também impede que o cálcio se acumule no urina, previne pedras nos rins, construí ossos mais fortes, reduz a perda muscular, acaba com espasmos e, além disso tudo, ainda ajuda a desintoxicar o organismo facilitando o emagrecimento, sendo por isso uma dieta aliada para quem quer perder peso. 

 

🔎 Descubra mais: Diferentes Dietas para Perder Peso Hoje!

 

Alimentos Permitidos na Dieta Alcalina!

 

Os alimentos permitidos na dieta alcalina são os alimentos alcalinos, como:

 

● Frutas em Geral, inclusive Frutas Ácidas: Limão, laranja, abacaxi;

● Legumes e Verduras em Geral;

● Oleaginosas: Amêndoas, castanhas, nozes, pistache;

● Proteínas: Milhete, tofu, tempeh e proteína do soro do leite;

● Temperos: Canela, curry, gengibre, ervas em geral, chili, sal marinho, mostarda;

● Bebidas: Água, chás de ervas, água com limão, chá verde;

● Outros: Vinagre de maçã, melaço, alimentos fermentados, como kéfir e kombucha.

 

▸ Alimentos moderadamente alcalinos como mel, rapadura, coco, gengibre, lentilha, quinoa, castanhas e milho também são permitidos.

 


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Alimentos Proibidos na Dieta Alcalina!

 

Os alimentos que devem ser consumidos com moderação na dieta alcalina são aqueles com efeito de acidificar o organismo, como:

 

● Vegetais: Batata, feijões, lentilha, azeitona;

● Grãos: Trigo sarraceno, arroz, milho, aveia, trigo, centeio, macarrão;

● Oleaginosas: Amendoim, noz, pistache, pasta de amendoim;

Carnes em Geral: Frango, carne de porco, carneiro, peixes e mariscos;

 Carnes Processadas: Presunto, salsicha, linguiça, mortadela;

● Ovos;

● Leite e Derivados: Leite, manteiga, queijo;

● Bebidas: Bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, vinho;

● Doces: Geleias, sorvetes, açúcar;

 

Esses alimentos devem ser evitados ou consumidos com moderação, colocando sempre alimentos alcalinos juntamente com alimentos acidificantes em uma mesma refeição.

 

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Benefícios da Dieta Alcalina!

 

A alimentação alcalina traz vários benefícios para a saúde:

 

Promove maior consumo de frutas e vegetais, sendo uma dieta rica em alimentos antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, são fontes de nutrientes, como vitaminas e minerais.

Pode ajudar no processo de emagrecimento por priorizar alimentos naturais e restringir o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio, gorduras trans e aditivos alimentares.

Auxilia na saúde de ossos e articulações, já que previne artrite e desmineralização óssea (retirada de minerais como o cálcio e magnésio dos ossos).

Reduz a retenção de líquidos, combatendo o inchaço, pois contém mais alimentos fontes de potássio e menos sódio.

Acredita-se que esse tipo de alimentação pode contribuir para prevenção de algumas doenças, como osteoporose e câncer.

 


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Cardápio da Dieta Alcalina!

 

Abaixo, conheça uma opção de cardápio semanal para quem faz dieta alcalina. Existem possibilidades de alternar determinados alimentos, a depender do gosto de cada um.

 

Desjejum:

• Um copo de água com algumas gotas de limão.

 

► Café da Manhã:

• 1 copo de suco de clorofila + 1 biscoito integral caseiro com 1 colher (sopa) de geleia de frutas vermelhas ou laranja (sem açúcar) ou uma banana amassada com flocos de aveia.

 

► Lanche da Manhã:

• 1 xícara de chá verde e 1 taça de salada de frutas, como banana, abacaxi, tangerina, manga, cereja + 1 colher de sobremesa de linhaça dourada triturada ou 1 colher de sobremesa de chia.

 

► Almoço:

• 1 prato com salada de folhas verdes + 4 colheres (sopa) de grão-de-bico e 1 colher (sopa) de tahine + 1 colher (sopa) de arroz integral.

 

► Lanche da Tarde:

• 2 punhados de semente de girassol ou abóbora torrados + 1 col. (sopa) de pasta de grão-de-bico, com aipo, pimentão amarelo e tomate-cereja + 1 tangerina

 

► Jantar:

• 2 pratos (sopa) de sopa de legumes com alga kombu + 2 colheres (sopa) de arroz selvagem ou integral.

 

► Ceia:

• 1 xícara de chá de erva doce + 1 fatia de abacaxi aquecida com raspas de limão por cima.

 


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